quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Pavia - Lombardia

Culinária
Zuppa alla Pavese
Zuppa alla Pavese
O prato tradicional da cozinha pavesa é a “Zuppa alla pavese”,  brodo quente  com ovos, queijo ralado e torradas; muito difundida também é a rã frita ou cozida no molho (“rane in guazzetto”), o “le lumache” (escargot cozido com alho e salsa), “Risotto alla Certosina” e o “Risotto con le rane”. E não se pode esquecer dos peixes dos Rios Pó e Ticino: carpe, lucci, tinche, pesci persici e os conservados com sal acciughe e merluzzi.






Queijos
"Italico"
Italico
Italico
É um queijo de massa semi-dura e finíssima produzido com leite integral pasteurizado. Possui um gosto doce e delicado e é levemente gorduroso ao cortar. 










"Nisso di Menconico”
Nisso di Menconico
Nisso di menconico
É um queijo composto de leite de ovelha e  vaca, de sabor muito picante e que necessita de um longo período de maturação.












“Quartirolo Lombardo IGP”
Quartirolo Lombardo IGP
Quartirolo Lombardo
É um queijo de massa macia produzido com leite pasteurizado. 













Embutidos
"Mortadella di Fegato"
Mortadella di Fegato
Mortadella di Fegato
Produzida com carne de porco dentre as quais o fígado, possui consistência macia e é feita com carne aromatizada e salgada. Apresenta um sabor doce e aromático, proveniente do típico odor do fígado e uma cor vermelha violácea.










“Salam’d la duja”  
Salam’d la duja
Salam'd la duja
É a banha que faz a diferença na conservação deste salame, produzido em Lomellina. Produzido com carne de porco moída, a massa é temperada com especiarias, embutida, seca e enfim conservada em banha que aumenta a sua maciez e possui um agradável sabor picante inigualável.










“Salame di Varzi DOP”
Salame di Varzi DOP
Salame di Varzi DOP
Um salame saboroso e com fragância, feito com carne suína fresca e maturada proveniente da criação certificada da Província de Pavia ou das regiões limítrofes. Possui uma cor vermelho vivo e um sabor doce e delicado.











“Salame d’oca di Mortara”
Salame d’oca di Mortara
Salame d'oca di Mortara
Verdadeira especialidade de Lomellina. Este salame é produzido com carne de ganso, gordura e  carne suína e se consome cozida. O “Salame d’oca di Mortara – Ecumenico” é constituído somente de carne de ganso e sujeito a uma maturação de 2 meses, se consome cru e apresenta uma cor vermelho vivo quando picado. 









"Saguinaccio" ou "Marzapane"
Saguinaccio
Sanguinaccio
Embutido a base de carne e sangue bovino, possui sabor doce de salame cozido e consistência macia.










Doces
"Torta di Mandorle"
Torta di Mandorle
Torta di Mandorle
A característica mais peculiar deste bolo de amêndoas  é ser constituído de massa dura. 










"Torta Paradiso"
Torta Paradiso
Torta Paradiso
Produto tradicional criado em 1878 por Enrico Vigoni. É um simples bolo fermentado que contém uma grande quantidade de manteiga, além de farinha, açúcar e ovos.













“Offelle di Parona”
Offelle di Parona
Offele di Parona
Biscoito oval a base de massa folhada. A receita, secreta, foi criada por duas irmãs, que nunca a revelaram. Hoje só a cidade de Parona controla a sua produção feito por poucos artesãos que são autorizados a produzi-los.









“Biscotti Lingue di Gatto”
Biscotti Lingue di Gatto
Lingue di Gatto
São biscoitinhos finos e muito delicados, feitos a base de farinha, manteiga e claras em neve. Se casam perfeitamente com sorvetes, chás e calda de chocolate.











Vinhos

Entre os vinhos D.O.C. "Olrepò Pavese" tem-se  Barbera, Bonarda, Carbenet Sauvignon,  Chardonnay, Cortese,  Buttafuoco, Sangue di Giuda, Malvasia, Moscato, Pinot Grigio, Pinot Nero, Riesling Italico, Riesling Renano, Sauvignon e Spumante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.