quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Mantova - Lombardia

Culinária



Tortelli di Zucca
Tortelli di Zucca

A cozinha mantovana tem uma origem popular e refinada de influencia principesca da família Gonzaga, influenciada também pela cozinha veneta e pela região da Emilia Romagna. Encontram-se muitos pratos a base de massa fresca e com recheio, entre os quais o  mais renomado é o “Tortelli di Zucca”, seguramente um dos pratos mais conhecidos na Itália, porque é ligado a tradição natalina. É sempre o típico primeiro prato a ser servido durante a ceia de Natal, sendo um prato muito particular sobre o ponto de vista de gosto e sabor: o sabor doce da abóbora (zucca) se une ao sabor levemente picante da mostarda mantovana que confere ao prato o seu típico sabor agridoce inconfundível. Outra especialidade mantovana é o “Tirot” de Felonica consumida no término da colheita de cebolas,  sendo seu principal  ingrediente, além da farinha e do óleo extra virgem de oliva é uma saborosa e picante “focaccia” a ser consumida no café da manhã ou no lanche.












Embutidos


“Salame con lingua”

Salame con linguaUma curiosa combinação da Província de Mantova.
Se obtem da mistura das carnes de porco gorda e magra moídas, embutidas junto com a língua do porco inteira, já salgada e cortada em cubos, banha, sal, pimenta e produtos para a conservação: cravo, canela, gengibre, louro, nitrato e nitrito. Possui forma cilíndrica, de dimensões e peso variáveis, e perfume típico. Produzido na região de São Benedeto Pó.














"Salame Mantovano"
Salame Mantovano
Gostosíssima especialidade mantovana que se consome depois da primavera.
Chamado também de “salam mantuam casali” é a menina dos olhos entre os produtos tradicionais da Província de Mantova. Para a sua preparação, que ocorre no início do inverno, se utiliza exclusivamente carne suína de animais de pelo menos 180 kg. No alto mantovano se usam todas as carnes de porco, no baixo mantovano são excluídas as coxas (utilizadas na produção de presunto) e as  carnes utilizadas para linguiça e cotecchini. Não se usam músculos e nervos porque a massa deve ser macia e compacta, sem partes duras. As carnes são moídas em pedaços grossos e temperadas com sal, pimenta e alho. No alto Mantovano a presença do alho é utilizada em menor escala, porque os grãos vem embebidos no vinho branco e sal e se tempera misturando a massa a infusão coada. No baixo Mantovano  o alho fresco é triturado e misturado a carne dando-lhe um sabor marcante. A receita prevê também pimenta, em grão ou triturada, cravo e a possibilidade de incluir vinho. Enfim o salame é colocado na tripa do porco e amarrado manualmente com barbante. Após dois dias de secagem no calor do fogão a lenha, o salame é colocado em um lugar seco e arejado para maturação, onde deve permanecer de 2 a 6 meses dependendo de seu tamanho. 





Doces
"Torta Sbrisolona"
Torta Sbrisolona
É o doce mais conhecido da Província de Mantova, sendo uma saborosa torta a base de amêndoas trituradas.













 “Anello di Monaco”
Anello di Monaco A origem deste doce remonta 1800, quando incendiou a doceria suíça “Putcher” que iniciou a produção de doces tradicionais suíços e europeus em Mantova. O doce tem a forma de um panetone com um buraco no meio, possui vários níveis de recheio e a parte superior é recoberta de uma branquíssima calda de açúcar. Este doce se encontra só em Mantova e é o doce mais consumido na época de natal.













“Torta di San Biaggio”
Torta di San Biaggio
É o doce típico de Cavriana. A receita talvez tenha sido ditada por pastores de cabra que invernavam lá com seus rebanhos. É uma super torta de amêndoas.

















“Bussolano”
Bussolano
É uma macia rosca (mas também pode ter a forma de um “s”) composta de farinha de trigo, fermento, ovos, manteiga, açúcar e baunilha. 













Vinhos
Os pratos são acompanhados pelos vinhos doc locais que são o "Lambrusco mantovano" e o "Colli Mantovano del Garda".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.