sábado, 21 de janeiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Lodi - Lombardia

Culinária
Risotto alla campagnola
Risotto alla campagnola
A cozinha  lodiana é influenciada pela culinária milanesa e se caracteriza pela produção de laticínios.  Dentre os pratos típicos tem-se “polenta alla lodigiana” e o “Risotto alla campagnola” com feijão e torresmo ou linguiça. Devemos mencionar também o “Busecchin” composto de sangue de porco, creme de leite, manteiga, banha de porco, queijo grana padano, cebola e uma espécie de embutido  cozido, “cannelloni alla lodigiana” e a “verzata di luganeghe”.  




Queijos
“Grana Lodigiano” ou “Granone”
Grana Lodigiano
A produção do Grana Lodigiano remonta a 1500. Baseado no período de produção, se distinguem dois tipos  o “maggengo” produzido entre 23 de abril  e 29 de setembro, isto é, entre os dias de San Giorgio e San Michele e o “vernengo” produzido somente no inverno.  É um queijo magro  produzido com leite pasteurizado,  se distingue dos outros Grana padano por ter uma massa amarela com uma levíssima veia verde e furinhos é considerado o rei entre os Grana Padano.





"Panerone"
PaneroneO seu nome deriva da palavra “panera”, dialeto Lombardo,  que significa “panna”, isto é, creme de leite. É produzido exclusivamente com leite cru, sem  adição de substâncias químico-biológicas de qualquer tipo: tal característica peculiar o faz um produto sujeito a sofrer naturais variações  no leite, com isso é muito difícil ter uma característica padrão. É um queijo gordo de massa mole e cru, com um coágulo de acidez natural, possui maturação rápida que o distingue de todos os outros queijos típicos italianos por não ser submetido a nenhum tratamento de salga. Possui forma cilíndrica e quando maturado possui uma crosta amarela e  levemente rosada.







Mascarpone
Mascarpone
É uma variedade de queijo que apresenta consistência muito cremosa, obtida através da acidificação do creme de leite com uma solução de ácido tartárico. Sua aparência é brilhante e o sabor é doce.  O Mascarpone originou-se,aparentemente, na área entre Lodi e Abbiategrasso, no oeste e no sul de Milão,  provavelmente no final do século XVI ou início do século XVII. Originalmente era produzido no Outuno e Inverno para  consumo imediato. É o principal ingrediente da sobremesa "Tiramissù"  e da “Torta San Gaudenzio”. O seu nome deriva de um termo Lombardo “mascherpa” ou “mascarpia” que  significa ricota ou creme de leite.





Doces
“Tortionata”
TortionataÉ o doce que mais caracteriza a Província de Lodi. É uma torta de amêndoas, sem fermento  e seca.  O seu nome dialetal “tortjonata” deriva da palavra “tortijon”, que significa fio de ferro torcido, o qual pode ser comparado com a dificuldade de ser cortada. De fato, a “Tortionata” não é cortada, mas partida para não despedaçar.
   






       


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
“La cotognata”
La cotognata
Marmelada em forma de cubinhos e recoberta com açúcar.








Vinhos
Dentre os vinhos DOC da Província de Lodi tem-se o "S.Colombano".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.