terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Sondrio - Lombardia

Culinária
Pizzoccheri
Pizzoccheri
O prato típico da região de Sondrio é o “Pizzoccheri”, tagliatelle de trigo-sarraceno com legumes, cozido  com manteiga e queijo (geralmente o bitto), outro prato típico é a “Polenta Taragna” também feita com farinha de trigo-sarraceno temperada e cozida com manteiga.




Queijos

"Bitto DOC"
Bitto DOC
Bitto
É um queijo gordo de massa semi-cozida e de acidez natural, produzido com leite integral de vaca com adições eventuais, em  pequenas quantidades, de leite de cabra. É produzido exclusivamente no verão, em pastos alpinos de altitude elevada, por isso as suas características organolépticas dependerão da qualidade dos pastos com os quais os animais se alimentarão. Possui forma cilíndrica, com maturação média de 2 a 6 meses ou longa de 1 a 2 anos. Possui sabor doce e delicado quando jovem e mais intenso de acordo com a  maturação, o eventual acréscimo do leite de cabra acentua o seu característico aroma. Com o envelhecimento de 3 a 4 anos se obtém um ótimo produto, mas a maturação pode chegar a 7 ou 8 anos. O nome “Bitto” provém da palavra céltica “bitu” que significa “perenne” ou perpétuo em português.



"Formai de Livign"
Formai di Livign
Formai di Livign
Produzido com leite cru, semi-desnatado, de massa semi-cozida e de breve maturação. Possui forma cilíndrica e cor amarelo palha, gosto doce quando jovem e mais intenso quando envelhecido. É um produto da Comune di Livigno.




"Magnoca"
Magnoca
Magnoca
Queijo de perfume intenso que conserva o sabor das forragens e das ervas dos pastos alpinos. Possui forma cilíndrica, massa mole e pastosa e é feito com leite de vaca. É produzido em pequenos laboratórios artesanais, de produção limitada, e  vendido quase sempre do produtor ao consumidor. É um produto do Valli di S.Giacomo e Val Chiavenna.





"Magro di Latteria"
Magro di Latteria
Magro di Latteria

Chamado também de “Latteria” é produzido no período compreendido entre Outubro e Maio. Produzido com leite de vaca desnatado, de massa semi-cozida e de média maturação. Possui as versões gorda e semi-gorda e formato cilíndrico. Na versão gorda possui uma massa de cor amarelo palha, mais consistente, macia e de sabor mais delicado e na versão semi-gorda, chamada também de Magnoca, a massa tende a endurecer e assumir uma cor mais escura, de gosto rico, intenso e quase picante. É pouco conhecido fora da zona de produção, porque a quantidade produzida é muito pequena, sendo um produto típico da zona de Morbegno.


"Magro di Piatta"
Magro di Piatta
Magro di Piatta
Originário de Valdidentro, na Província de Sondrio, é um queijo cremoso, de massa semi-cozida e maturação mediana. Possui forma cilíndrica, consistência mole, cor amarelo intenso, sabor definido e intenso com perfume característico das noites frescas dos pastos alpinos.






"Mascarpin de la Calza"
Mascarpin de la Calza
Mascarpin de la Calza
Produto típico de Val Chiavenna deve seu nome ao fato que o coalho é colocado em uma tela em forma de “calza”, ou seja, em forma de meia. É produzido com leite de vaca e cabra, soro, vinagre ou soro acidificado, também chamado de "maistra". Possui cor branca e sabor delicado quando fresco e mais intenso e picante quando maturado.




"Mascherpa D'Alpe"
Mascherpa D'Alpe
Mascherpa D'Alpe
Queijo tipo ricota gordo de cor marfim tendendo ao cinza. É um queijo de mesa que se consome grelhado ou transformado em mousse. Na idade média já era produzido  e  utilizado no pagamento de aluguéis de pastagens ou como  dízimo para a igreja. Produto típico do  Valli di Sondrio.







"Matusc"
Matusc
Matusc
Queijo de leite pasteurizado, massa semi-cozida, produzido entre a primavera e o outono. Possui forma cilíndrica, fabricado com leite desnatado é um queijo magro, de cor clara e de gosto mais acentuado de acordo com a maturação. É um produto da Comune di Albaredo e das Comuni della Bassa-Media Valtellina.



"Semuda"
Queijo de leite pasteurizado, magro e de médio-longa maturação. Possui massa mole de cor branca (tendendo ao amarelo durante o verão). É um produto do território de  Valmalenco.




"Valtellina Scimudin"
Valtellina Scimudin
Valtellina Scimudin
Scimundin nasceu provavelmente como queijo caprino e, em seguida com o progressivo abandono da criação caprina, passou a ser produzido exclusivamente com leite de vaca. Todavia em algumas regiões do Vale de Valtellina permaneceu a produção de queijo com leite de cabra ou misto. É um queijo de maturação rápida, gordo, de massa mole, com cor variando do branco ao amarelo palha e de sabor doce e cremoso. Produto típico da Comune di Bormio, hoje é produzido em toda a Província de Sondrio.



Embutidos
“Bresaola” 
Bresaola
Bresaola
“Brezavola”, “Brisaola” ou “Brazavola” são termos antigos para indicar o uso do sal e de  braseiros na conservação e  na secagem das carnes. Assim nasce o salame  “Bresaola” que desde a idade média conserva o gosto e tradição. É um produto produzido com carne de novilho salgada e maturada, possui um perfume delicado e ligeiramente aromático. É consumida fatiada em lâminas, temperada com azeite de oliva, pimenta e limão acompanhadas de folhas de rúcula e polvilhadas com queijo parmesão. Mas a forma mais simples e refinada de saborear esse salame é sem dúvida nenhuma sem tempero.






Outros produtos típicos
"Carcent"
Carcent
Carcent
É um pão feito com nabo branco triturado misturado a massa de pão, possui  forma de rosca, um gosto amargo e cor de avelã. A massa é composta de farinha, sal, água, levedo natural e nabos (colhidos no outono). Costuma ser consumido em substituição ao pão comum. Produto típico da Comune di Livigno.






"Pan di Segale"
Pan di Segale
Pan di Segale
Rosca baixa de farinha de centeio ou misturada a farinha de trigo. Possui cor escura e se consome como pão branco ou quando seco cozido como "pizzoccheri". Produto típico de Valtellina.







Doces
“Panon”
Panon
Panon
Doce natalino feito com castanhas, figos secos, avelãs, nozes, uva passa e licor.
 







“Biscotin de Pròst”
Biscotin de Pròst
Biscotin de Prost
É uma especialidade tradicional da Comune di Piuro em Valchiavenna. Esses biscoitinhos frágeis são preparados ainda hoje com ingredientes elementares como manteiga, farinha branca e açúcar. Possuem cor dourada e forma de pequenos discos redondos, com perfume típico de produtos de forno e de sabor doce e intensificado de manteiga. Consomem-se  acompanhados de chá, mas também sozinho. São confeccionados a séculos a mão como se fossem uma obra de arte.




"Brasadella (Dolce)"

Brasadella (Dolce)
Brasadella

É uma rosca doce de aspecto escuro e massa mais clara internamente. É um produto das Comune de Teglio e Tirano. 









“Buscel di Fich”
Buscel di Fich
Buscel di Fich
Pão doce com figos em forma de baguete. Possui cor escura, é macio quando fresco e mais consistente com o passar do tempo. Produto típico de  Valtellina di Tirano.






“Cupeta”
Cupeta
Cupeta
Biscoito biju recheado com mel e nozes. Produto típico de Valtellina.










"Panun"
Panun
Panun
Pão doce preparado com farinha de centeio, farinha branca, levedo natural, nozes, figos e castanhas secas e, algumas vezes, também com amêndoas e uvas, além de manteiga, açúcar e uma pitada de sal. Possui sabor delicado. Produto típico de Valtellina.










"Torta di Fioretto"
Torta di Fioretto
Torta di Fioretto
É uma Focaccia doce feita com trigo-sarraceno, de aspecto escuro, podendo ser redonda ou retangular. Possui sabor doce e característico do trigo-sarraceno. Produto típico de  Valchiavenna.








Vinhos
Dentre os vinhos D.O.C. (que são apenas tintos) encontramos o “Valtellina Superiore” que se subdivide em “Sassella”, “Grumello”, “Inferno”, “Valgella” e “Sforzato”.



Fonte: Giraitalia.it, Buona Lombardia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.