segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Como - Lombardia


Tinca e Piselli
Tinca e Piselli
Os pratos típicos da província de Como são principalmente a base de peixe de água doce, entre eles o “agoni in carpione” peixe “agoni” cozido com vinagre de vinho tinto, manjerona e cebola, “risoto con filetti di pesce persico”, “anguille alla pescatora”  temperado com vinagre, alho e folhas de louro,  “tinca e piselli” que é um cozido de peixe (tinca) com ervilhas e o famoso “misultin” peixe agoni seco grelhado que se come com polenta. É possível desgustar também algumas especialidades da montanha como pratos a base de polenta que são feitas misturando farinha de milho com trigo sarraceno, guisados e cozidos com animas de caça.





Queijos

"Semuda"

Feito com leite de vaca desnatado, de massa macia, cor amarela e com sabor delicado, a maturação varia de 3 a 4 semanas podendo chegar a  meses; a casca é acizentada pela presença de fungos típicos desse queijo. Antes de ser utilizado, o leite fica descansando por 24 horas e depois é desnatado manualmente.




"Zincarlin"
ZincarlinRicota aromatizada com óleo, pimenta e ervas finamente trituradas, a sua cor varia do branco ao amarelo em função do envelhecimento.












Outros Produtos

Brianzetta"Brianzetta"   embutido típico feito com carne de porco.               















Laghi Lombardi"Laghi Lombardi" execelente azeite de oliva DOP produzido na cidade de Ossuccio, de cor verde brilhante com reflexos amarelo ouro, com um  aroma profundo e de acidez muito baixa.













Doces
Il braschin
Il braschin
“Val Menaggio” e “Il braschin” são pães doces, sendo o primeiro  feito com frutas secas.










Vinhos

Os vinhos que acompanham os pratos são “Villa dei Faglia” DOC e “il Terre di Franciacorta” tanto o branco como o tinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.