quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sabores da Itália - Província de Milão - Lombardia


Risoto à milanesa
Risoto à milanesa

O prato típico e mais conhecido da cozinha milanesa é o “Risotto alla milanese”, ou Risoto à Milanesa, feito com caldo de carne e aromatizado  com açafrão, outro típico prato milanês  são as chamadas “Cotolette alla milanese”, ou Costeletas à milanesa, que são bistecas de vitela empanadas, passadas no ovo e fritas. Como segundo prato pode-se degustar a “Busecca”, ou dobradinha com feijão.  Entre os doces está o  Panetone que foi criado no século 15 e  tornou-se um símbolo natalino, tem-se ainda a Colomba como símbolo da Páscoa e o “pane dei morti”, ou pão do dia dos mortos, que são biscoitos aromatizados com canela para o Dia de Finados. Os vinhos tintos dos milaneses  são “Bonaria” e “Barbera” e entre os brancos “Riesling” e “Pinot”. O único vinho Doc  produzido hoje na  Província de Milão é o vinho tinto “S.Colombano”.




Outros sabores da culinária milanesa

Grana Padano
Grana Padano
Queijo Grana Padano: foi criado no século 12  pelos monges da Abazzia di Chiaravalle, abadia nas imediações de Milão, com um propósito prático:  evitar o desperdício do abundante leite disponível no Monastério.

















Gorgonzola
Gorgonzola
Gorgonzola:  é um dos mais famosos queijos italianos sendo uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca ou cabra, originário da cidade de mesmo nome,  nos arredores de Milão. O primeiro registro de sua existência data do século 9.










Salame de Milão
Salame de Milão


Salame de Milão: é um dos embutidos lombardos mais populares fora da Itália, sendo uma mistura de cortes bovinos  e suínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.